-
Arquitetos: A3 Projects, Arch Cubic
- Área: 800 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:David Yeow
-
Fabricantes: Hansgrohe, Bluescope, Knauf, Kohler, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa contemporânea está situada em um terreno inclinado com um pitoresco cenário de floresta e vista para o vale dentro do resort de golfe de Meru Valley, em Ipoh, Malásia. Enquanto o foco em promover relacionamentos familiares próximos foi definido dentro do escopo, o desejo dos proprietários por uma residência que se destacasse das moradias convencionais, com um grau de variação conforme eles navegavam pelos espaços contidos na estrutura, era claro. Seu volume apresenta formas cúbicas ousadas, que são sobrepostas e escalonadas para aproveitar a topografia e incorporar elementos naturais. Uma abordagem em diferentes níveis foi adotada, juntamente com um recuo profundo no nível do solo, permitindo que o volume fosse visualmente elevado e que as áreas verdes fossem levadas para dentro e por toda a residência. Sendo uma casa amigável para várias gerações, rampas de acesso e elevadores também são fornecidos para facilitar o acesso dos idosos.
Um átrio foi posicionado dentro volume, abrigando o espaço de refúgio da família, rodeado por uma proeminente escada que exibe sua ousada qualidade escultural. A imponente forma helicoidal se estende por três andares e culmina verticalmente em uma claraboia circular que parece precariamente apoiada em uma superfície extremamente fina, transmitindo uma reação tensa que gradualmente se dissipa à medida que o lago reflexivo contrabalança e transmite uma sensação de calmaria, ainda mais acentuada por uma ilha paisagística cuidadosamente projetada.
Além de sua habilidade visual, o átrio funciona para iluminar o espaço central, resultando em características de luz variadas ao longo do dia, e foi projetado com limites porosos e leves por meio da introdução de grandes aberturas rebaixadas, permitindo o fluxo constante e ininterrupto de brisas frescas por toda a residência. Além da claraboia central, uma fileira contínua de aberturas também é projetada com um espaço profundo no qual as paredes são utilizadas para refletir e difundir a luz natural dentro do átrio. Os espaços internos são finalizados com granilite in situ, conferindo uma aparência contínua que complementa o volume amplo. Além disso, fendas de ventilação e telas perfuradas de alumínio são introduzidas em todo o espaço para abordar preocupações com a privacidade decorrentes de passagens externas ao longo da fachada frontal.
Os quartos do primeiro andar apresentam diferentes experiências espaciais por meio da introdução de pátios privados que facilitam a ventilação cruzada e a abundância de luz natural. Localizado em uma ala separada através do átrio, que apresenta espaços de estar, o quarto principal abriga os pais do proprietário e possui um generoso terraço com vegetação vertical adornando a parede em frente ao banheiro, separado por um caminho rústico e uma divisória de vidro estriado o qual permite a entrada ininterrupta de luz natural. No lado oposto, e conectados por uma ponte, os quartos dos proprietários e de sua filha estão localizados próximos à uma sala de hobbies, que abriga equipamentos musicais, e são revestidos com pisos de madeira quente para reduzir o eco interno. A variação espacial é acentuada por meio de um aconchegante jardim na cobertura, adequado para pequenas reuniões.
Captação de água da chuva e painéis fotovoltaicos também são introduzidos para reduzir a dependência da rede elétrica e complementar a filosofia de desenvolvimento sustentável.